Sem categoria

PUC E UFMG recebem inscrições de trabalhos de todo o Brasil sobre saber, criação e virtualidade

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições de trabalhos para os fóruns de discussão temáticos do II Simpósio Subjetividade e Cultura Digital. O encontro internacional é organizado pelas professoras Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias e pelos programas de pós-graduação em Psicologia da PUC e da UFMG. O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital no campo do saber e da criação.

Os trabalhos precisam abordar um dos quatro eixos temáticos: Educação: desafios e inovações na cultura digital; Política, informação e tecnologias; Saber e informação na cultura digital; Virtualidade e criação: construções e desconstruções. Os textos devem conter no máximo 250 palavras. A apresentação em diferentes fóruns de discussão visa a interlocução entre profissionais e pesquisadores de todo o país.

Em março de 2017 foi realizado o “I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: corpo e virtualidade”, na UFMG. O encontro contou com a participação de centenas de estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

As submissões de trabalhos podem ser realizadas aqui mesmo no site: https://subjetividadeculturadigital.com/ .Os valores, com desconto até 31/01, são 120 reais para profissionais, 100 reais para estudantes de pós-graduação, 80 reais para estudantes de graduação e 40 reais para estudantes de graduação beneficiários de bolsa ou da FUMP.

Evento reunirá nomes importantes da área

O II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital trará ao Brasil pesquisadores de renome internacional. O professor Fabián Fajnwaks, da Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, na França, abordará a questão da singularidade em tempos de algoritmo e inteligência artificial. Pablo López Gómez, professor na Universidad de la República, no Uruguai, discorrerá sobre questões relativas à sexualidade e a cultura digital. Outro nome de destaque é o da professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte. A docente é coordenadora, em Portugal, da rede de pesquisa Global Kids Online que reúne pesquisadores de 33 países para investigar as experiências das crianças e jovens nas redes sociais.

Além dos convidados internacionais, pesquisadores de diversas universidades de todo o Brasil discutirão temas relacionados a educação, política, informação, arte, entre outros, sempre a partir de suas relações com a cultura digital.

O livro “Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares” também será lançado no Simpósio. A obra da editora Quixote + Do, organizada pelos docentes Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel, Vanina Costa Dias e Márcio Rimet Nobre, reúne textos de diversos autores nacionais e internacionais.

Fique por dentro de todas as novidades do evento nas páginas oficiais no Facebook e Instagram.

A programação completa do evento você pode conferir aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s